O Projecto
No ano de 2007 o projeto das Seleções Nacionais desenvolveu-se com a iniciativa do Programa de Desenvolvimento Desportivo Integrado – Seleções Nacionais (PDDI-SN), que implicou uma reorganização na estrutura e dinâmica do Departamento de Seleções da FNK-P.
Em 2016, com uma dinâmica diferente e adaptada, a FNK-P conseguiu uma maior eficiência dos treinos e respetivas convocatórias, tendo em vista um aumento do desenvolvimento do Karate desportivo (WKF) e das suas regras, passando o projeto a designar-se Projeto de Desenvolvimento Desportivo das Seleções Nacionais (PDD-SN).
Neste projeto realizou-se a divisão dos Selecionadores Nacionais por escalões e disciplina (Kata e Kumite e ParaKarate), juntamente com a criação do cargo do Diretor Técnico Nacional (DTN).
Em 2022 e com o objetivo de aprimorar este projeto, o cargo do DTN manteve-se e deu-se início à alteração na estrutura dos Selecionadores Nacionais com a introdução de uma Equipa Técnica Nacional (ETN) dividida por:
- Equipa Técnica Nacional de Kata (ETN KATA), com dois selecionadores para todos os escalões;
- Equipa Técnica Nacional de Kumite (ETN Kumite), com três selecionadores para todos os escalões;
- Um selecionador de ParaKarate;
- Um Treinador Nacional dirigido ao projeto de desenvolvimento desportivo de jovens talentos.
A introdução de um Treinador Nacional para o projeto de desenvolvimento desportivo de jovens talentos pretende criar as condições necessárias para identificação de novos talentos, munidos de competências e consequentemente a integração de atletas na Seleção Nacional.
Com a definição de um novo modelo da WKF implementado no ano 2023, a FNK-P introduziu o Ranking Nacional que teve início em janeiro de 2024.
Realizou-se uma redefinição regulamentar para as Seleções Nacionais, mantendo a estrutura das duas ETN específicas, com a adaptação de funções dos Selecionadores Nacionais.
De forma clara, objetiva e transparente foi definida a participação direta dos diferentes agentes desportivos da modalidade, sem subjetividades nas convocatórias de atletas nas Seleções Nacionais.
Este conjunto regulamentar de 2024, tem como objetivo principal o Crescimento, Desenvolvimento e Promoção do Karate Nacional a nível Internacional. Por outro lado, será de fomentar o espírito de Equipa Nacional, com as sinergias necessárias, os mesmos ideais, as convicções e o apoio aos agentes desportivos, tendo em vista a obtenção do Sucesso Desportivo de Portugal, da FNK-P e dos Atletas.