Título Profissional de Treinador de Desporto – Karate (TPTD-K)
O Título Profissional de Treinador de Desporto – Karate (TPTD-K) assume, para cada um dos graus respetivos, funções específicas de acordo com a tipologia da população sobre a qual o treinador intervém. Tal como o Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) sugere, as competências do Treinador estão assim associadas às Etapas de Desenvolvimento do Praticante as quais são construídas na lógica do modelo de Long-Term Athlete Development (LTAD) desenvolvido por Istvan Balyi e adotado pelo PNFT.
Para cada uma das Vias considerada foram então organizadas as Etapas de Desenvolvimento do Praticante. Na sua conceção, a FNK-P seguiu uma linha de coerência com a proposta realizada no âmbito do documento “Karate for Life – Karate Canada’s Long Term Athlete Development Model” (publicado pelo Governo canadiano em 2009 e que se apresenta enquadrado e em sintonia com o proposto pelo modelo LTAD mencionado anteriormente), bem como considerando outros modelos europeus com os quais a FNK-P já atua em consonância.
Neste sentido, em consonância com as Etapas de Desenvolvimento do Praticante estabelecidas, o Treinador deverá ser portador do TPTD-K respetiva às Etapas de Desenvolvimento do Praticante sobre as quais intervém.
Desta forma, e de acordo com o Perfil Profissional definido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para os diferentes Graus de Treinador, assumem-se os seguintes Perfis de Treinador de Karate.